Esse jogo da Seleção Brasileira hoje é uma faca de dois legumes, como dizia o saudoso e folclórico ex-Presidente do Corinthians, Vicente Matheus.

Os mais céticos vão dizer que o placar do jogo entre Brasil e Iraque foi normal, que tinha que golear e que este amistoso, a exemplo de outros, teve um caráter caça-níquel.

Os mais otimistas vão dizer que a entrada de Kaká deu uma nova cara para a Seleção e que Mano acertou.

Existe também a opinião dos pessimistas, estes vão afirmar que está tudo errado e que a única solução é mudar o comando da CBF e da Seleção.

Confesso que não vou entrar em nenhuma dessas vertentes.

Prefiro analisar a disposição tática do nosso selecionado, vejamos: o treinador Mano Meneses considerou o fato de termos um adversário fraco e fez uma mudança tática substancial.

Manteve o miolo da nossa zaga com Tiago Silva e David Luís e os competentes e experientes laterais Daniel Alves e Marcelo. Estes dois últimos sabem o momento exato para subirem ao ataque.

Colocou dois volantes que tem qualidade no passe, sabem jogar e chegam ao gol adversário com muita facilidade. Completou o meio-campo com dois armadores rápidos, inteligentes, dribladores e que também fazem gol. E no ataque, jogou com dois jogadores que tem como característica principal entrarem em diagonal na zaga rival.

Optou, mais uma vez, por uma formação sem o centroavante matador, aquele cara que fica fixo, entre os dois zagueiros adversários. Há quem discorde, mas confesso que a dinâmica do futebol contemporâneo tem imposto uma nova realidade que poucos treinadores brasileiros perceberam. Só ver o Barcelona, na Espanha, e aqui no Brasil, o Corinthians campeão Brasileiro (2011) e da Libertadores. Posso adicionar meu Botafogo.

Talvez esta tenha sido o grande mérito do Brasil no jogo de hoje. Pelo que se tem visto, Mano Menezes tem usado estes amistosos para simular variações táticas, o que pode fazer a diferença na hora que jogarmos contra equipes mais qualificadas.

Anúncios

Um comentário em “Brasil goleia e inova taticamente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s