Ao assistir pela enésima vez o filme Batman: o cavaleiro das trevas, observei uma cena, no mínimo, instigante. Há um diálogo envolvendo o promotor Harvey Dent e o bilionário Bruce Wayne, dessa vez não fantasiado. O primeiro fala que a democracia é forte o suficiente, na medida em que a população participa, pois do contrário, os corruptores tomam conta dela.

Uso este recurso para advogar no sentido de reforçar a importância de todos participarem, de alguma forma, ativamente da democracia. Não vou nem enaltecer a relevância do voto, a cada dois anos, mas pretendo valorizar os deveres que a cidadania impõe a cada um.

Falo isso porque é muito cômodo ouvir de pessoas, com alto grau de estudo, que político é tudo igual, que todos os partidos são corruptos ou, como disse recentemente o então Presidente do STF, o sergipano Carlos Ayres Brito, que a democracia de coalizão compactua com a ilegalidade. A comodidade reside no fato em que esta postura, aparentemente crítica, repercute no distanciamento destas pessoas da política, da vida pública, das questões mais nobres que nossas vidas podem ter.

Ora, confesso que não vejo nada de racional neste tipo de postura. Posso até compreender que há uma desilusão com a política, mas este descrédito não pode relegar a desigualdade social que temos no Brasil. Só se julgarmos ser natural a existência de 16 milhões de brasileiros que ainda vivem na miséria. Pode-se considerar ser natural que tantos outros milhões sejam alijados dos direitos básicos para o exercício da cidadania. Só se considerar ser absolutamente normal que a 5º economia do mundo continue sendo um dos países mais desiguais do planeta, no que pese termos tido a maior redução desta desigualdade nos últimos 10 anos.

O momento eleitoral do qual passamos recentemente pode ser uma oportunidade importante para reativar os sonhos, mas também pode ser o mais conivente para optar na manutenção do status quo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s