Passada a temporada de análise pós-eleitorais, é impossível não afirmar que o Partido dos Trabalhadores (PT) foi o grande campeão de votos em todo o país. Ao todo, o partido da Presidenta Dilma obteve 17,2 milhões de votos, número recorde na história do PT. Governarão 635 municípios, com 27,6 milhões de eleitores, abrangendo 20% do eleitorado nacional. Considerando o resultado do segundo turno, essa legenda irá administrar cidades que reúnem 37,14 milhões de pessoas.

Outro dado interessante é que, das 100 cidades mais pobres do país, o PT irá governar 15. Já entre as mais ricas, irão governar 10 municípios. Além disso, vão gerir a maior fatia dos orçamentos públicos municipais, totalizando 70, 34 bilhões de reais.

Observando a avaliação de alguns dirigentes, há quase um consenso em afirmar que há uma nova geração de lideranças políticas emergindo no partido. O perfil básico dessas novas lideranças é que elas surgiram da experiência de 10 anos a frente do Governo Federal, a exemplo de Haddad e da própria Dilma.

O caso de São Paulo tem outra variante. A candidatura de Fernando Haddad conseguiu mobilizar e unir a intelectualidade militante, não só com o tradicional apoio, mas também com novas ideias que podem, a curto e médio prazo, oxigenar as políticas públicas executadas pelo PT.

Esse é o PT que emerge do período pós-eleitoral. Agora é sempre bom lembrar que os grandes impérios caíram em seus períodos de maior apogeu. Sei que está longe do PT ser um grande império, mas não restam dúvidas que o Partido dos Trabalhadores tem logrado crescimento a cada eleição, cacifando-o a se tornar uma das maiores forças políticas do mundo. Vamos observar o que irão fazer com todo esse potencial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s