482329_10151286909585978_1764348310_nEstive na Venezuela em 2003, um ano após o golpe que destituiu Hugo Chavez da Presidência da República. Na época, fui representando a UNE em uma reunião da OCLAE e participar de um ato político para registrar o retorno de Chavez à Presidência da República, após o golpe fracassado de 2002.
Em discurso para mais de 500 mil pessoas, o líder da revolução bolivariana mencionou os primeiros grandes libertadores da América. Simon Bolivar e o pernambucano Abreu e Lima lideram tropas para libertar a Venezuela, a Bolívia, o Equador e a Colômbia do colonialismo espanhol. Guiados pelo ideal da integração latinoamericana, a soberania dos povos e a liberdade dos senhores imperiais, deixaram marcas profundas, não só na história do nosso continente, mas, principalmente, ideais revolucionários.
Citou também que, pouco mais de um século após os primeiros libertadores, dois jovens lideraram outro levante popular contra o julgo do imperialismo. Ernesto ‘Che’ Guevara e Fidel Castro conduziram uma insurreição em Cuba, distante 120 milhas dos EUA. Herdeiros dos ideais de José Martí, os revolucionários cubanos procuraram construir uma nação soberana, independente e livre.
No final do seu discurso, Chavez lembrou da revolução em curso na Venezuela. Iniciada no ano de 1999, através da própria eleição à Presidência da República, o líder venezuelano falou em patriotismo, soberania, justiça social, distribuição da riqueza, salientou a importância da união nacional em torno destas bandeiras.
Porém, Chavez foi enfático na defesa da integração dos países latinoamericanos. Carismático e antenado aos anseios mais nobres que um líder político pode ter. A exemplo de Simon Bolivar, Abreu e Lima, José Martí, Fidel Castro e Che Guevara viveu e lutou pela justiça social, soberania dos países e a união de toda a América Latina.
Falecido ontem, ele perde a vida, mas ganha a história.
Viva Chavez!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s