eleição 2014As últimas pesquisas eleitorais reforçaram a liderança de Dilma Roussef (PT) na corrida presidencial de 2014. Além disso, demonstrou a corrida de Aécio Neves (PSDB) e de Eduardo Campos (PSB) para forçarem o segundo turno e o nascimento de uma disputa, entre ambos, para saber quem ficará atrás da atual mandatária do país.

Independentemente do resultado divulgado, pesquisa eleitoral a essa altura da disputa só serve para duas situações. A primeira está ligado a conquista de eventuais apoiadores financeiros para a campanha. A segunda relaciona-se a formação de coligação, através da atração de outros partidos políticos que podem somar preciosos segundos no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Fora isso, o resultado das pesquisas são totalmente conjunturais.

A única singularidade que a pesquisas do Instituto Sensus detectou em relação as demais, foi o fato de que ela foi realizada após os programas televisivos e radiofônico do PSDB e do PSB. Cabe agora aguardar qual será o impacto das inserções partidárias do PT.

Contudo, a dita grande imprensa, no melhor estilo pensamento único, continua fazendo o seu bombardeio sistemático ao Governo Federal. Especialmente as Organizações Globo e o jornal Folha de São Paulo que municiam, diariamente, as ações da oposição (PSDB e PSB) no debate político.

Agora o que mais chamou a minha atenção nestas pesquisas é o alto índice de eleitores que não pretendem votar em ninguém. É bom ficarmos atento a estes números.

Por fim, do ponto de vista eleitoral, Dilma continua favorita. Do ponto de vista político, a jovem democracia brasileira precisa passar por uma Reforma Política que vise ampliar a participação dos cidadãos na tomada de decisões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s