tatu-bolaConfesso que nunca gostei da expressão Copa das Copas. Não por duvidar da capacidade do Brasil para realizar o maior evento esportivo do planeta. Muito menos por odiar futebol. Pelo contrário, sempre fui um defensor do evento e vejo com alegria a realização do Mundial.

Lamento, digamos assim, os adeptos do #NãoVaiTerCopa. Torço que aproveitem bem as próximas rodadas e sejam humildes o suficiente para fazerem o mea culpa. Há tempo para isso.

Mas essa Copa do Mundo está sendo espetacular. Muitos gols jogos emocionates, vários artilheiros, alegria geral dentro e fora dos estádios. Mantendo esse ritmo, certamente será um dos melhores Mundiais de todos os tempos.

Enfim, o objetivo aqui é expor minha primeira avaliação da Copa do Mundo.

Quero compartilhar algumas observações do que tenho visto e exercitar o meu “achismo” e palpitar sobre os eventuais classificados em cada grupo. Farei isso como apaixonado por futebol, torcedor, mas também como um indivíduo que analisa a movimentação das equipes dentro do campo.

A primeira observação é que essa Copa “ressuscitou” o 3-5-2. Pelo que tenho visto, esse esquema tático demonstrou ser o melhor antídoto para o hegemônico 4-2-3-1. A linha de 5 meio-campistas marca os três jogadores do meio-de-campo e os dois laterais do time adversário. Os três zagueiros marcam o centroavante e os dois atacantes marcam a dupla de volante da outra equipe. Assim, sempre haverá sobra na marcação e o congestionamento na intermediária, dificultando a troca de passes do time “rival”.

A segunda observação é que esta Copa do Mundo tem sido caracterizada pela ofensividade das equipes. Algumas jogam de forma vertical, outras buscando o ataque a todo instante e outras preferem a eficiência do contra-ataque. O fato concreto é o elevadíssimo número de gols por partida. Algo que, por si só, garante a alegria dos torcedores.

O terceiro comentário diz respeito ao preparo físico das equipes. Tenho visto muitos gols no final da partida e viradas espetaculares. Isso é a prova de que há a variação física dos atletas, muito deles em final de temporada. Isso tem impactado diretamente no resultado dos jogos. Além disso, o clima do nosso país e o horário das partidas tem influenciado e muito as partidas. A chave para essa questão é a correta dosagem da energia.

O quarto componente é a arbitragem. Em linhas gerais: Estou com saudade da arbitragem do futebol brasileiro. #ArbitragemPadrãoCBF

A quinta observação tem origem nas arquibancadas. Os brasileiros e os estrangeiros têm feito a festa em todos os estádios. Algo infinitamente superior as irritantes vuvuzelas ou a frieza reinante nos estádios europeus.

A sexta e última refere-se ao protagonismo do futebol exercido pelas seleções do futebol do continente americano. Salvo Honduras e as europeias Holanda e França, tenho visto com certo entusiasmo os selecionados do nosso continente. Pelo andar da carruagem, podemos ter uma edição de Copa do Mundo marcara como a Copa do Mundo das Américas.

Por fim, os palpites para os classificados em cada grupo. A ordem seguirá a da classificação que imagino ser a mais apropriada diante da realidade. Lá vai.

Grupo A: Brasil e Croácia

Grupo B: Holanda e Chile

Grupo C: Colômbia e Costa do Marfim

Grupo D: Costa Rica e Uruguai

Grupo E: França e Suíça

Grupo F: Argentina e Irã

Grupo G: Alemanha e Estados Unidos

Grupo H: Bélgica e Argélia

 

Configurando o cenário dessa forma, teremos os seguintes confrontos nas Oitavas-de-final:

 

Brasil x Chile

Colômbia X Uruguai

França x Irã

Alemanha x Argélia

Croácia x Holanda

Costa Rica x Costa do Marfim

Argentina x Suíça

Bélgica x Estados Unidos

 

Que vença o melhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s