brasileirão 2014Faltando nove rodadas para o término do Brasileirão 2014, o Cruzeiro começa a contagem regressiva para o bicampeonato. Com sete pontos a frente do segundo colocado e com uma tabela aparentemente mais tranquila, o time da Toca da raposa colherá os frutos de ter iniciado o campeonato com a equipe pronta.

Obviamente que imprevistos podem acontecer, até porque a campanha do Cruzeiro no returno não tem sido tão regular como foi na primeira fase do campeonato. Particularmente, acho pouco provável acontecer isso.

Assim, as demais equipes lutarão para conquistar uma vaga na Libertadores 2015, Sulamericana e contra o rebaixamento.

Penso que São Paulo, Inter, Atlético-MG, Corinthians, Grêmio, Fluminense e Santos lutam pelas outras três vagas no torneio sulamericano.

O São Paulo disputa em duas frentes: Brasileirão 2014 e Copa Sulamericana. O Atlético-MG e o Santos também: Brasileirão 2014 e Copa do Brasil.

Pelo que tenho observado nas últimas rodadas, Grêmio e Atlético-MG são os grandes favoritos para conquistarem duas vagas para a próxima Taça Libertadores da América. São as equipes mais regulares da atualidade.

Corinthians, São Paulo e Inter têm os melhores elencos e jogadores decisivos. Santos e Fluminense correm por fora, mas acho pouco provável irem para a Libertadores 2015 através do Brasileirão 2015.

Já a disputa contra o rebaixamento será emocionante até o final do campeonato. Poderemos ter na próxima rodada uma equipe teoricamente rebaixada. Haverá o confronto entre Coritiba e Botafogo, no Couto Pereira.

Atlético-PR, Flamengo, Sport, Figueirense, Palmeiras, Chapecoense, Vitória, Botafogo, Bahia, Criciúma e Coritiba lutam conta a degola. A diferença entre o Coritiba e o Atlético-PR é de 8 pontos.

Desse blocão, talvez o Flamengo e o Atlético-PR sejam as equipes que tenham mais chances de ficaram na primeira divisão. Já Coritiba, Criciúma e Botafogo caminham para a segundona.

Diga-se de passagem. O meu Botafogo está fazendo tudo para cair. Lembra, em certa medida, o Palmeiras de 2012.

Para estas equipes da parte de baixo da tabela, ganhar em casa virou questão de vida ou morte. A cada ponto perdido em casa, aumentará as chances do rebaixamento.

Espero que as equipes que estão sendo montadas neste ano mantenham o trabalho para o próximo ano. São Paulo, Inter, Atlético-MG, Corinthians, Grêmio, Fluminense e Santos são equipes que assimilaram bem o legado tático da Copa do Mundo. Mesmo sendo equipes marcadas pela oscilação, penso que podem recolher bons frutos no próximo ano.

Confesso que tenho gostado da forma como Atlético-MG, São Paulo e Santos tem jogado. O Fluminense também, mas coloco em outro patamar por conta da “eterna” disparidade no elenco, marcada por jogadores de alto nível na parte ofensiva e medianos ou fracos no setor defensivo.

Por fim, a Copa do Brasil – para o Cruzeiro, Santos e Atlético-MG -, a Sulamericana – no caso do São Paulo -, a famosa arbitragem brasileira e o calor que assola boa parte do país são fatores que podem atrapalhar ou ajudar as equipes.

O que nos resta é aguardar o resultado final. Para os cruzeirenses, penso que já podem encomendar a faixa.

Confira a tabela do campeonato: http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s