Lula continua forte e firme

O velório de D. Marisa Letícia é mais uma pista para o que eu tenho dito. Só o artigo 142 da Constituição Federal pode impedir a eleição de Lula ano que vem.

 

Aliança PSDB-PMDB cada vez mais sólida

Como disse outro dia, a tese do golpe dentro do golpe foi por água abaixo. Com a indicação de Antônio Imbassay (PSDB/BA) para ocupar a Secretaria de Governo, o PSDB se joga de corpo e alma no colo do governo usurpador.

Com isso, Geraldo Alckmin (PSDB) só viabiliza sua candidatura a presidente se for para outro partido. Aposto com quem quiser que ele irá para o PSB.

Quem está acompanhando a polêmica em torno do orçamento da FAPESP sabe o que estou dizendo. Clique aqui e entenda o conflito.

 

Eleição para presidente da Câmara dos Deputados

Quem será que traiu a candidatura de André Figueiredo (PDT)? O próprio PDT? A bancada do PT? A parcela majoritária dos dois partidos? Confesso que não tenho resposta e nem sei se é vantajoso descobri-la.

 

Eleição para presidentes da Câmara e do Senado

O Senado Federal e a Câmara dos Deputados elegeram seus respectivos presidentes. O que me deixou preocupado foi o fato de os partidos oposicionistas – PCdoB, PDT, PDT, PSOL e Rede – não conseguiram lançar um candidato comum nas duas casas legislativas.

O PCdoB, por exemplo, apoiou a candidatura de Rodrigo Maia (DEM) em troca do compromisso de uma reforma política mais branda no que se refere à cláusula de barreira.

O PT, que apoiou o candidato pedetista André Figueiredo, está mais preocupado com as disputas internas do que qualquer outra coisa. Não por acaso, a equação dos votos conduz a conclusão de que a bancada petista votou em vários candidatos.

O PDT, de Ciro Gomes (PDT), só visa a eleição presidencial de 2018.

A Rede formalizou, na Câmara, o apoio ao candidato pedetista. Entretanto, o que esperar de um partido que se denomina nem de esquerda, nem de direita?

O PSOL, cada vez mais avesso às alianças, só pensa em demarcar espaço político com o PCdoB e com o PT.

Já no Senado, por causa da esmagadora votação do peemedebista Eunício de Oliveira, tudo leva a crer que os partidos do bloco de oposição, exceto o PSOL que não tem representação, votaram em Eunício Oliveira (PMDB).

A situação da oposição só não foi pior porque conseguiu formar um bloco parlamentar no Congresso. Quem sabe este núcleo não consiga atrair, nos próximos dois anos, mais forças políticas visando reverter a agenda neoliberal que será posta na pauta do parlamento nacional e garantir o retorno da legalidade democrática ao nosso país.

 

O papel do DEM na aliança golpista

Qual é o papel do DEM na aliança golpista? Parece que os demistas estão perdendo o papel histórico que sempre jogaram na aliança com o PSDB. É só observar a atuação do ministro golpista da educação e do tucanato de alta plumagem no MEC. De igual modo, os apelos constantes do senador Ronaldo Caiado (DEM) pedindo a antecipação da eleição presidencial. Não quero dizer que o DEM deixou de ser o DEM de Ronaldo Caiado, Rodrigo Maia, ACM Neto e Mendoncinha. Entretanto, é bom observar todos os movimentos do tabuleiro. Reduzir a disputa política ao binômio golpistas versus não-golpistas é uma solução, como qualquer outra, com ônus e bônus.

 

Política sergipana

A ida do senador Eduardo Amorim para o PSDB deve acelerar o realinhamento das forças políticas em Sergipe. É sabido que ele, o senador Valadares (PSB) e o deputado federal André Moura (PSC) buscam liderar a oposição local. Entretanto, o fator nacional deve jogar lenha na terra do cacique Serigy. PSB e PSDB tem projeto eleitoral para o país e, na disputa eleitoral de 2018, tendem a entrar em rota de coalizão, aumentando a tensão local. Isso se justifica porque o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (ainda no PSDB), tem perdido espaço político no ninho. Não por acaso, ele começa a turbinar a candidatura do atual vice-governador paulista, Márcio França (PSB), o que não tem deixado satisfeito os dirigentes do PSDB.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s