Fonte: google

O que esperar do/a próximo/a ministro da educação, aquele/la que assumirá o comando do MEC a partir de 1º de janeiro de 2023?

Espero que boa parte de suas propostas para a educação tenha inspiração escolanovista. Não por ser a melhor, mas por entender ser a corrente filosófica da educação mais apropriada para o atual estágio do Capitalismo em nosso país.

Espero que proponha ações concretas para mitigar os danos causados por quase 2 anos de ensino remoto, principalmente nos itens relacionados à aprendizagem dos/as estudantes e à saúde mental dos professores e estudantes.

Espero que os investimentos sejam recuperados e atualizados de tal modo a atender os desafios da educação.

Espero que o novo FUNDEB e o Sistema Nacional de Educação saiam do papel e sejam efetivados plenamente como política de Estado.

Espero que o novo Ensino Médio seja reformado, tendo como parâmetros a 2º versão da BNCC, o PL 6840/2013 e o PL 3079/2021.

Espero que tenhamos um/uma ministro/a da Educação que conheça os reais problemas da área, tenha capacidade de gestão e força política para reconstruir o MEC e coordenar as políticas públicas para a área da educação.

Por fim, espero que ele/ela paute suas ações com base nos valores republicanos, laicos e da ética pública.

Deixe um comentário